Como já se deve ter percebido, a minha preferência clubística não recai sobre o FC Porto, no entanto esta notícia, deixou-me espantado, ou não, tendo em conta o que tem sido a gestão deste clube nas duas últimas décadas.

Que o FC Porto ganhou um papel relevante no futebol nacional e internacional, julgo ser inquestionável, nem o mais ferranho inimigo do FC Porto poderia dizer tal coisa, até porque os números e provas estão aí, porém, nem só de números de taças e campeonatos se faz um clube, sobretudo desde que passaram a ser "empresas" as tão denominadas SAD.

Esta notícia torna-se ainda mais estranha, sendo o FC Porto um dos clubes com mais presenças na Liga dos Campeões, a chamada Liga Milionária, devido às receitas que gera, portanto seria de esperar que a saúde financeira do FC Porto fosse invejável, e se a isto juntarmos as vendas fabulosas que tem feito, com jogadores que nem lhe custaram muito dinheiro, mais razões há para estranhar !? Para onde irá o dinheiro !?

Bom, analisando melhor, se calhar até é fácil perceber.

O FC Porto deve ser o clube em Portugal com mais jogadores, são rodos de jogadores emprestados, a juntar-se aos do plantel, e todos eles chegam ao final do mês e querem receber o seu dinheirinho, por outro lado (isto já sou eu a especular, e posso fazê-lo visto que este blog é meu, e portanto posso expressar aqui livremente a minha opinião) se calhar também se andou realmente a gastar dinheiro noutras coisas... quais !? "Vocês sabem do que é que eu estou a falar".

Deixo aqui, na integra, para não me acusarem de tirar coisas do contexto, a notícia que vem hoje no CM, e bem apoiada em documentos oficiais.

A Sociedade Anónima Desportiva do Futebol Clube do Porto está à beira da falência técnica. Esta situação encontra-se espelhada no relatório e Contas consolidado referente ao primeiro semestre de 2008, divulgado no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A própria administração, presidida por Pinto da Costa, dá conta da situação e estuda duas soluções; ou a redução do capital social (75 milhões de euros) para um montante não inferior ao capital próprio (16,3 milhões), ou a realização pelos sócios de entradas para reforço da cobertura de capital.



Segundo o artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, quando os administradores verificarem que metade do capital social se encontra perdido, deverão convocar de imediato uma assembleia geral para informar os sócios da situação. Considera-se estar perdido metade do capital social quando o capital próprio for igual ou inferior a metade do capital social.

No caso da SAD portista, os capitais próprios totalizam 16,3 milhões de euros para um capital social de 75 milhões e um passivo total superior a 152 milhões.

Os próprios auditores das contas da SAD – a Deloitte & Associados – se mostram preocupados. Num comentário às contas do primeiro semestre, os auditores referem a perda do capital social e salientam ainda o facto de existir "um fundo de maneio negativo", bem como dívidas "a instituições de crédito com vencimento em 2009 no montante de 61,2 milhões de euros, presentemente em fase de renegociação".

A Deloitte diz que o futuro da SAD dos dragões está dependente "da manutenção do apoio financeiro de terceiros, em particular das instituições financeiras, bem como do sucesso futuro das operações, incluindo o resultado da alienação de direitos de inscrição desportiva de jogadores".

O resultado líquido da SAD portista no primeiro semestre de 2008 foi de 1,4 milhões de euros negativos.

ESTRUTURA ACCIONISTA DO FCP SAD

Futebol Clube do Porto: 40%

Chamartin Imobiliária (Jaime Lopes, CEO): 18,12%

António Oliveira: 11,01%

Joaquim Oliveira; 10,01%

Jorge Nuno Pinto da Costa: 1%

20% divididos por diversos accionistas com posições minoritárias

PLANTEL DO PORTO ESTÁ AVALIADO EM 64 MILHÕES

O relatório e contas da SAD do FC Porto avalia o plantel dos dragões, no final de 2008, em 64,2 milhões de euros. No mesmo documento refere-se que, nos últimos seis meses de 2008, a venda de jogadores rendeu 18,4 milhões (líquidas de custos de intermediação). Só a venda de Quaresma ao Inter valeu 24,6 milhões, deduzidos das comissões pagas aos empresários envolvidos no negócio. Desta transacção o Chelsea recebeu cinco milhões e o Sporting dois milhões.

SITUAÇÃO DAS ESTRELAS A 31/12/2008

Lucho González: 100% passe / contrato até Junho 2012

Lisandro López: 100% passe / contrato até Junho 2011

Stepanov: 100% passe / contrato até Junho 2011

Ernesto Farías: 100% passe / contrato até Junho 2011

Mariano González: 100% passe / contrato até Junho 2011

Pelé: 85% passe / contrato até Junho 2012

Tomás Costa: 75% passe / contrato até Junho 2012

Cristian Rodríguez: 70% passe / contrato até Junho 2012

Bolatti: 60% passe / contrato até Junho 2011

Hulk: 50% passe / contrato até Junho 2013

Sapunaru: 50% passe / contrato até Junho 2013

Nelson Benítez: 50% passe / contrato até Junho 2012

Renteria (*): 50% passe / contrato até Junho 2011

(*) Jogador emprestado a outros clubes e/ou sociedade anónima desportiva, mas cujo período de empréstimo não ultrapassa 30 de Junho de 2009

Fonte: Relatório e Contas Consolidado IS08 da FCP SAD

COBRANÇAS DE IMPOSTOS CONTESTADAS

A SAD do FC Porto fez provisões de 1,5 milhões de euros para fazer face à cobrança de impostos exigida pelo Fisco. A administração liderada por Pinto da Costa tem vindo a receber liquidações adicionais de IRC e IVA, resultantes de várias inspecções realizadas pelas Finanças.

A administração da SAD considera que a "fundamentação apresentada pela Administração Tributária (...) não está de acordo com a legislação portuguesa, pelo que apresentou reclamações graciosas para as liquidações adicionais recebidas", com excepção da prestação de 220 261 euros recebida já em 2009.

Em relação a duas liquidações adicionais de imposto recebidas em Abril e Junho de 2007, os responsáveis do Porto dizem que as mesmas foram resolvidas favoravelmente à SAD, tendo esta pago apenas 87 mil euros dos 1,3 milhões exigidos.

OS FAVORES MÚTUOS DOS 'AMIGUINHOS'

De acordo com a Acusação do MP, o empresário António Araújo e o árbitro Augusto Duarte são amigos de longa data, facto que justifica a utilização do termo ‘amiguinho’ nas conversas telefónicas entre ambos.

A ligação entre ambos leva mesmo o árbitro de Braga a pedir ao empresário bilhetes para o jogo entre o FC Porto e o Manchester United, a contar para Liga dos Campeões que o FC Porto viria a arrecadar nessa época.

Dias antes do jogo com o Beira-Mar, que amanhã começa a ser julgado, Araújo telefona a Duarte tendo em vista um almoço em que se sentariam à mesa com Pinto da Costa. Duarte rejeitou, por dar muito nas vistas, mas foi a casa do presidente portista a dois dias do encontro.

PINTO DA COSTA JULGADO AMANHÃ POR CORRUPÇÃO

Pinto da Costa começa amanhã (09h30), no Tribunal de Gaia, a ser julgado no âmbito do processo do ‘Apito Dourado’ relativo ao jogo Beira-Mar-FC Porto (0-0), da época 2003/04. Dois dias antes da partida realizada a 18 de Abril de 2004, o dirigente terá entregue um envelope com 2500 euros a Augusto Duarte, árbitro do encontro. Carolina Salgado diz ter presenciado o momento.

Aliás, a ex-companheira de Pinto da Costa é figura central deste processo que também leva ao banco dos réus Augusto Duarte e o empresário António Araújo. Carolina revela ter visto o líder portista a retirar dinheiro de uma secretária, colocando-o depois num envelope branco.

Quanto à quantia entregue por Pinto da Costa ao árbitro, Carolina Salgado disse ao tribunal ter sido o então companheiro a contar-lhe. A proximidade de Carolina face ao caso levou até ao pedido, da Defesa de Augusto Duarte, para que fosse constituída arguida.

A 25 de Março de 2008, a juíza de instrução Anabela Tenreiro não teve dúvidas. Pinto da Costa e restantes arguidos não conseguiram respostas para as acusações de corrupção.

O líder dos dragões não logrou explicar, por exemplo, a razão da visita de Augusto Duarte à sua casa na Madalena, Vila Nova de Gaia, nem deu razões plausíveis para o lamento que teve com Pinto de Sousa, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação: "O árbitro não deu cheirinho nenhum, nada... Só nos deixou passar uns livres, o gajo."

APONTAMENTOS

JOGO IMPORTANTE

Os réus reclamam a pouca importância do jogo em questão, da 31.ª jornada da Liga. Contudo, a alegada entrega do envelope com 2500 euros é anterior à derrota do Sporting (2.º classificado) no Bessa, que abriu alas ao título portista.

INCONGRUÊNCIAS

Entre as incongruências da Defesa, está o facto de Pinto da Costa e Araújo terem assegurado que Carolina estava doente, no quarto. Augusto Duarte veio confirmar que foi ela quem recebeu e apresentou a casa às visitas.

ARQUIVADO PELO DIAP

O processo chegou a ser arquivado pelo DIAP do Porto e foi reaberto pela equipa de Maria José Morgado.

NOTAS

SALÁRIOS: AUMENTOS DE 9%

Segundo dados da SAD do FC Porto os custos com pessoal, em particular com a remuneração dos órgãos sociais, registaram uma subida de 9% de 2007 para 2008.

COMISSÕES: 2,5 MILHÕES

As comissões pagas pelo Futebol Clube do Porto a empresários pela aquisição de passes de jogadores somaram em 2007 e 2008 mais de 2,5 milhões de euros.


2 comentários:

On 2 de março de 2009 às 13:56 , o mesmo de sempre. disse...

epa meu amigo,a fonte um dia ha-de secar!!
é verdade que há muitos euros que aparecem fruto dos 30 administradores existentes no organigrama , que dia após dia despejam guita lá para dentro,mas ao mesmo tempo eles começam a retirar a guita assim que virem que aquilo vai dar para o torto.
Belo post!!!
ha um desconhecimento muito grande dos valores megalómanos que este clube de cidade pratica.
Pode ser que vão morrendo aos poucos..eu gostava,admito.
obs: irmos tirar fotos ás maquinas é combinarmos um dia aí de noite.Visto que de dia é dificil para ti,só se fosse num domingo ou sabado. Eu sugeria um dia de semana á noite, agora é pensarmos num sitio á maneira com alguma luz.

 
On 20 de julho de 2009 às 14:01 , Anônimo disse...

isto é tudo muito feio, muito impressionante, muito chocante, muito arrepiante!
mas ninguem é perfeito... nos esquecemo-nos que este fcporto SAD acorda todos os dias desde 1982 para dar o melhor ao clube. e querem saber mais?
Apesar das finanças nao estarem muito bem, dos casos em tribunal (devido a uma "gaja" que aos 20anos ja estava gravida, mas nao vou pronunciar mais) e das suposiçoes que se fazem ao Sr. Pinto da Costa, o FCPorto é o clube com mais títulos no século XXI, o clube que consegue agradar sempre aos adeptos, o clube onde cada funcionário faz aquilo que tem de fazer. E querem saber porquê?
Porque o presidente fala, discursa, estrutura e gere os recursos humanos de uma forma única. Ou vocês vêm o presidente a falar demais como o Vieira?
Eles têm sucesso, e nao me digam q e dos arbitros, que o fcporto ganhou uefa e champions com o Collina a arbitrar... perante milhoes de pessoas no mundo inteiro!
eu tenho inveja de Pinto da Costa, o dirigente de futebol c mais titulos no mundo e uma pessoa que ama o que faz e a insituiçao q representa.

Se e corrupto provem no em tribunal, quanto a isso ja nao me poderei proferir.
Ate la continuo a rir-me pq o Porto desde o apito dourado q ganha todos os campeonatos. E atençao, o presidente tem o telefone sob escuta ha mais de 5anos!
Eu falo daquilo que vejo, nao daquilo q os outros dizem...

 
Obrigado pela sua visita