O Sport Lisboa e Benfica é o vencedor da edição 2008/2009 da Taça da Liga, seguindo-se assim ao Vitória de Setúbal, que conquistou o troféu na sua primeira edição. Ambos venceram ao Sporting na final, no Estádio do Algarve, e com recurso às grandes penalidades.

Antes de falar do jogo em si, assumir que a chegada do Benfica à decisão das grandes penalidades, foi precedida de uma decisão incorrecta, do árbitro da partida Lucílio Baptista, que assinalou uma mão na área a Pedro Silva, que foi também expulso na sequência da jogada, quando na verdade a bola embateu no peito.

Posto isto, parece-me que o resultado final ainda assim é justo. Duas equipas com esquemas tácticos muito idênticos, que disputaram o jogo de forma bastante viril, sendo que Derlei usou e abusou do recurso á falta e picardas, e talvez merecesse não ter jogado os 90 minutos, e sobretudo duas equipas que mereceram estar na final, devido à importância e prestígio que sempre deram a esta competição.

A primeira grande oportunidade do jogo pertenceu ao Benfica, que aos 4 minutos já poderia estar a ganhar, não tivesse Nuno Gomes (mais uma vez) falhado o golo na cara do guarda-redes do Sporting, após desmarcação de Aimar, e apesar de uma primeira parte bem equilibrada, as melhores ocasiões pertenceram sempre ao Benfica.

Na segunda parte o Sporting entra bem, e marca, sem se calhar ter feito muito para ter a liderança no marcador. O Benfica reagiu bem, tomou as rédeas do jogo com vigor, e ainda atirou uma bola ao poste antes da jogada do penalty, podendo inclusivé depois chegar à vitória, tal o caudal atacante que teve, beneficiando do desnorte do Sporting e da superioridade numérica.

Parece-me pois, que ganhar antes do final dos 90 penalizaria demasiado o Sporting, mas que a ida aos penalties foi um desfecho justo.

Nos penalties, que é sempre uma lotaria, e na qual o Sporting parece não se dar bem, destaque para a importância de Quim, ao defender dois penalties, numa altura em que a vida não lhe corre particularmente bem quer no Benfica quer na Selecção, quanto a mim, um prémio muito merecido para o Quim.

Pena Aimar ter falhado o penalty, tal como Katsouranis, dois dos melhores em campo.

Não podia deixar de manifestar ainda assim o meu desagrado ao comportamento dos jogadores do Sporting após o término do jogo, nomeadamente Pedro Silva que se recusou a receber a medalha num primeiro momento, e que depois a recebe para a atirar para o relvado. Educação não se compra nem com salário de futebolista, e espero que o Sporting além de jogadores saiba também formar pessoas, até porque não foi o Sporting a primeira equipa a ser penalizada por uma má decisão da arbitragem, e infelizmente não será a última, e reacções destas, não se vêm todos os dias...

2 comentários:

On 25 de março de 2009 às 11:20 , Anônimo disse...

O Derlei não devia ter chegado ao fim?

E o Luisão? E o Reyes?

Há que ver tudo e não só o que se quer ver...

 
On 27 de março de 2009 às 10:26 , Rui disse...

Bom então para isso, tinha sido expulso logo o Pedro Silva com a entrada sobre o Aimar.

Se a do Reyes sobre o Rochemback, o ANÓNIMO, acha que é para vermelho...

P.S. - MAIS COMENTÁRIOS ANÓNIMOS NÃO SERÃO PERMITIDOS.

 
Obrigado pela sua visita