… Pois então paciência…

Setúbal é uma cidade que reflecte bem a criminalidade que se vive neste País, e o clima de insegurança que todos os cidadãos sentem.

Com 2 bairros bem problemáticos como são a Bela Vista e o Viso, toda a cidade sente um clima de “medo” e de tensão crescentes. Pequenos actos do dia-a-dia são agora bem pensados, como sejam ir abastecer a viatura à noite, ou ir dar um passeio e estacionar o carro em qualquer lado para apreciar a paisagem ou ouvir um pouco de música, e à medida que a criminalidade aumenta, e sem respostas claras por parte das forças policiais e políticas, é natural que quem vive do lado do crime sinta também cada vez mais um clima de impunidade, e portanto vai fazendo o que tem a fazer, sem grandes preocupações.

É também uma questão de prioridades, se calhar era mais importante patrulhar zonas problemáticas do que ter a ASAE mês sim mês não a fiscalizar bares e restaurantes; se calhar era mais importante passarem em zonas de tráfico de drogas pesadas, que toda a gente sabe onde são, em vez de andarem preocupados com pequenos consumidores; se calhar era mais importante saberem fazer frente, a quem realmente lhes faz frente, do que abusarem da força física e verbal em pequenos delitos, tentando fazer figura de super-polícias, talvez fosse mais importante fazer uma mega-rusga e desarmar uns quantos bandos que aí andam, do que levar a tribunal quem tenha um taco de baseball no carro e provavelmente nunca usou nem usará.

Cada vez mais se vê mais gente armada, não há operação STOP nem fiscalização em que não sejam encontradas pelo menos 1 ou 2 armas de fogo e mais algumas armas brancas, e acredito que nem todas sejam para cometer crimes, mas sobretudo para se deverem de serem vítimas de um, e isto é o que acontece quando as pessoas começam a achar que o seu Estado não as consegue proteger, e então recorrem a este expediente para se sentirem mais seguros, coisa que também não defendo… mas compreendo.

Não defendo uma legislação como a dos USA, em que qualquer cidadão maior de 16 anos pode comprar uma arma de fogo sem grandes entraves, porque isso ainda faria mais proliferar o armamento, mas será que se quem vive do lado do crime, tivesse sempre na dúvida se a pessoa que vai atacar também estará armada, não pensaria 2x ? Provavelmente não, é apenas o meu lado bélico a falar.

Voltando ao ínicio da notícia, e transcrevendo do Diário Digital:

Um indivíduo baleado esta manhã numa operação policial em Setúbal e que terá sido atingido no rosto acabou de falecer no Hospital de S. Bernardo, disse à Lusa fonte hospitalar.

Segundo a mesma fonte, a vítima é um jovem de 22 anos residente em Setúbal. O jovem terá sido baleado durante uma perseguição efectuada pela PSP e pela GNR de Setúbal, na sequência de um alerta lançado pelas autoridades pela prática de diversos crimes praticados nas últimas horas na região de Setúbal.

O grupo de assaltantes que, segundo as forças de segurança, poderá ser constituído por 3 a 5 indivíduos, é suspeito de um assalto e roubo de uma viatura num posto de abastecimento de combustível em Águas de Moura, a que se seguiu um outro roubo de viatura na área de serviço de Palmela, ambos durante a manhã de hoje.

Fontes policiais admitiram ainda a possibilidade de o mesmo grupo ter sido responsável por um assalto por método de 'carjacking' efectuado nas últimas horas na região de Setúbal e ainda de um assalto ou tentativa de assalto num restaurante na zona do alto da guerra, também no concelho de Setúbal.

1 comentários:

On 14 de fevereiro de 2009 às 13:17 , Unknown disse...

Anda mas é morar para Aveiro, prrrime!

Não tens violência, nem assaltos, tens mar na mesma e, mais importante que tudo, tens a tua prima Margarida,a bebé mais linda de sempre :)

 
Obrigado pela sua visita